viagem para conhecer os vinhos da toscana

Viagem para conhecer os vinhos da Toscana

No começo de verão passado tivemos a oportunidade de fazer uma viagem para conhecer os vinhos da Toscana. A verdade é que eu nunca me canso de ir para a Itália. Pela proximidade, familiaridade e pelas sensações de passo. Como um amigo diz: “Se eu perder em alguma primavera, com certeza poderão me encontrar na Toscana”

Antes de começar quero deixar claro que fizemos a viagem com muita programação, para poder gastar nosso dinheiro da melhor forma. Por isso sempre buscamos os melhores preços para a viagem, aluguer de carro, hotéis, restaurantes…

A primeira surpresa é o quão bem montado eles estão em termos de turismo do vinho. Ao chegar à Pisa, se esta no seu carro de aluguer, poderá encontrar alguns expositores, bem localizados perto de onde ficam as filas para recolher as chaves. Lá você pode escolher um guia completo de rotas de vinhos, azeites e sabores da Toscana. Tudo é grande, bem montado, completo e com as áreas vinícolas bem definidas. Os mapas estão em Inglês e Italiano: 130 páginas para orientação e totalmente grátis.

Com o guia no porta-luvas e o carro com o tanque cheio, vamos para Lucca, onde passamos a noite. Para nós, é uma das visitas essenciais, pelas paredes, ruas, bares e restaurantes. Um pouco vazia quando os turistas não estão, mas perfeito para descansar após o voo, para caminhar calmamente e como ponto de partida para o sul.

Depois de visitar e lanches em Volterra (porções de pizza e uma salada regadas com cerveja “Peroni” bem gelada), chegamos no nosso hotel, perto de San Gimignano. O hotel que ficamos é perfeito para ficar alguns dias na área, encontramos esse hotel em promoção. Dispunha de quartos espaçosos, lindas vistas, uma cozinha completa e um preço muito razoável para o serviço que se recebe. Tire um dia para estar beira na piscina com vinho, após um dia de corrida, é uma experiência espectacular. Perto do hotel que ficamos estava o Fattoria San Donato, uma pequena adega familiar que serve um vinho branco maravilhoso.

san gimignano

E a minha viagem para conhecer os vinhos da Toscana não acaba por ai…

Depois de passar dois dias visitando Siena, San Gimignano e Monteriggioni (tome um gelado no entardecer, é maravilhoso), fomos para passar o dia inteiro Chianti. A surpresa veio quando descobrimos que mesmo fim de semana foi comemorado em toda a área de um evento promocional de Chianti Classico. Uma das coisas que mais nos surpreendeu foi o fato de que em cada aldeia há pequenas vinícolas, seja com vinhos de várias vinícolas de Chianti ou lojas exclusivas de uma adega, que vende seus vinhos e produtos caseiros, como queijos, óleos, pickles …

É uma ideia ótima levar as bodegas as pequenas vilas distribuídas pelas ruas mais turísticas. Em Greve, Castellina, Radda, Panzano, em Giaole … em todos você pode encontrar dezenas de lojas que abrem as próprias vinícolas.

Antes do almoço fomos para visitar o impressionante Castello di Meleto. Capital do vinho. Um castelo monumental com todos os tipos de serviços turísticos: restaurante, hotel, salas, visitas guiadas e uma loja bonito e bem projetado, onde nós provamos alguns de seus vinhos reuniões. Depois fomos até a Badia de Coltibuono, para tomar um café no terraço de seu restaurante agradável. O melhor, as vistas deslumbrantes.

Badia a coltibuono

Para terminar a estrada e para baixo para o hotel, paramos em Radda in Chianti, onde se  realizada a “Rada nel Bicchiere” . A melhor maneira de terminar a noite. Um dos muitos eventos que aconteceram essa semana, o que fez rua principal está cheia dezenas de mini stands das vinícolas na área, que eles ofereceram degustação de seus vinhos a um número incontável de visitantes, locais e estrangeiros. Grande, que tinha sido um dia cheio de passeios de vinho, comida e boa companhia.

Para fechar a viagem, um mergulho na piscina, jantar no hotel e descansar para a volta. As sensações podem resumir a viagem: Toscana é ideal para uma escapadela de 3 ou 4 dias e que, embora os vinhos de Chianti não tem nada a invejar a qualquer um dos nosssos. Já estou anciosa para a próxima viagem porque essa minha viagem para conhecer os vinhos da Toscana foi apaixonante e inesquecível.